segunda-feira, 23 de maio de 2011

Minhas bonequinhas: Kokeshis e Matrioshkas

Vocês conhecem as Kokeshis?
Não?? Então eu lhes apresento as minhas kokeshis..
olhas só que fofas..
Significado das kokeshis:
São varias as histórias, mas acredita-se que foram feitas para serem vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais no nordeste do Japão.Hoje em dia é um dos mais populares artigos decorativos do japão e também um presente carinhoso, Estou aceitando presentes viu.. rs, Exitem 3 grupos sendo as de laço, coque e sombrinha, medindo cerca de 14 cm, cada grupo com 8 cores, então dá um total de 24 bonequinhas, o que significa que ainda me faltam 22 heheh..
Algumas versões  dão conta que o significado seria "crianças perdidas" simbolizando a alma das crianças, que as bonecas levem todo o mal que as crianças porventura possas sofrer em vida. A tradição é de adotar as bonecas "abandonadas com a justificativa de boa sorte no lar.
Aproveitando que estamos num momento cultura, eu também tenho uma matrioshka que ganhei da minha mamis, tem presente mais rico que esse, agora elas estão juntas, as japonesas e as russas.....
Significado das matrioshka:
Um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela.Mas na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca chamada Oshka e colocou dentro da Trioshka. Assim  na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi o senhor fazer mais um bebê. Só que pensando que isso não iria acabar mais, Ele fez o bebê e desenhou um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente. ou seja na cultura russa as bonequinhas simbolizam nada mais que a maternidade.


O marido ainda nem sabe que eu comprei as bonitinhas, ele acha um absurdo eu pagar mais de 10dinheiros por uma bonequinha rsrs..


Olhando as fotos agora percebo que minha suculenta não tem nada a ver com as bonecas, será que tem mais alguma boneca de outro país pra colocar na terceira prateleira?quem sabe né!


Bjokitas da Nathy..

7 comentários:

  1. Olá Nathy!!!
    Adoro as Kokeshis, ganhei uma da minha cunhada, são muito graciosas.
    As suas ficaram um charme em cima dos livros.
    Bjs, e um ótimo início de semana pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bonitinhas! Ahh deve te sim diversas outras bonequinhas, tem que pesquisar...Adorei! Bjs, Lets

    ResponderExcluir
  3. São lindas suas bonequinhas:)
    Eu ainda não encontrei por aqui. Queria uma kokeshi. E 10 dinheiros tá super barato, não?
    Tira só a suculenta dai que fica lindo o conjunto:)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quem disse que seu blog não é chic, ele é mais que chic, LUXO e PODER!haha'
    Eu amo essas bonequinhas, mt fofas.
    Beijos beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nathalie,
    Eu adoro as Kokeshis e as Matrioshkas, mas não sabia a história delas. Vivo namorando estas bonequinhas e só não comprei pq a minha casa está abarrotada destas coisinhas.
    Cheguei até o seu blog através do blog da Elza, o Casa- Cantinho e Coisinhas, e estou achando tudo muito fofo! Estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz tb me seguir.
    Tem sorteio no meu bloguito, para mim é importante que vc participe.
    Bjkas e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Nathalie,
    Obrigada pela visitinha, seja bem vinda no meu cantinho sempre :)
    Adorei as bonequinhas, aliás adorei mesmo suas prateleiras de livros, super criativo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Amo essas bonequinhas mais ainda não as tenho, tá na minha listinha. Bjs Nathalie.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...